31 de Março

1963
Show no De Montfort Hall em Leicester. Último da turnê com Chris Montez e Tommy Roe.

1964
No Top 10 do Canadá, os Beatles ocupam 9 posições! Até esta data, o LP “Meet The Beatles” lançado nos EUA vendeu 3.650.000 cópias. À noite, tocam no Playhouse Theatre em Manchester para o programa Saturday Club da Rádio BBC.

1967
Os Beatles finalizam "With A Little Help From My Friends" e "Being For The Benefit Of Mr. Kite!".

1969
George e Pattie se apresentam na corte em Surrey. O casal se confessa culpado por posse de maconha na prisão ocorrida no dia 12 e são multados em 250 libras cada um. John e Yoko encerram o primeiro bed-in e deixam o Amsterdam Hotel. Estréia pela Austrian National Network Television o curta-metragem “Rape” de John e Yoko que realizam uma coletiva no Hotel Sacher em Vienna para falarem sobre o filme.

1973
O contrato de Allen Klein com John, George e Ringo expira. A McCartney Productions Ltd, formada em 1971, relata que até então teve uma perda de 63.445 libras.

1974
John e Paul se econtram. Paul visita a casa de John em Los Angeles e os dois fazem uma jam session com amigos, incluindo Stevie Wonder. A sessão é gravada. Apesar da informalidade, ninguém nega o fato histórico. Ouve-se John berrando algumas músicas como “Lucille” e Paul fazendo backing vocal e tocando bateria. Esta é a última foto dos dois ex-companheiros juntos (Keith Moon do The Who está entre eles):

1976
Os lucros da empresa de Paul aumentam. São obtidos 20.865 libras somente com a turnê do Wings.

1978
Paul lança nos EUA e Inglaterra o novo LP do Wings: “London Town”.

1995
Sessão de fotos com Paul, George e Ringo pelo fotógrafo Tommy Hanley. O trio é carinhosamente chamado pelos fãs de “Threetles”.

30 de Março

1962
Performance no Cavern Club com The Dallas Jazz Band.

1963
Concerto no Guildhall em Portsmouth (Chris Montez e Tommy Roe tour).

1964
A BBC exibe um programa especial sobre Brian Epstein chamado “Panorama”. Os Beatles aparecem em depoimentos. Abertura de uma série de shows no Empire em Liverpool.

1967
Sessão fotográfica para a capa do LP “Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band” no Chelsea Manor Studios em Londres. À noite gravam overdubs para “With a Little Help From My Friends”.

1968
O clipe de “Lady Madonna” é transmitido nos EUA no programa de TV "Hollywood Palace Show". A música está em 1º lugar na Inglaterra.

1970
John e Yoko comparecem a uma festa de despedida dos Rolling Stones. O grupo londrino planejava se mudar para o sul da França para obter exílio fiscal.

29 de Março

1962
Concerto no Odd Spot com o Mersey Beats.

1963
Os Beatles fazem dois shows no Odeon em Lewisham.

1967
Os Beatles gravam "With A Little Help From My Friends", que ainda se chamava "Bad Finger Boogie" (daí a banda The Yves mudaria seu nome para “Badfinger”). São gravados mais efeitos sonoros em "Good Morning Good Morning" e "Being For The Benefit Of Mr. Kite!".

1970
Ringo aparece no "David Frost Show" cantando "Sentimental Journey". John e Yoko anunciam que esperam o primeiro filho do casal para outubro. Infelizmente, Yoko perderia o bebê.

1976
Paul e Linda aparecem no programa de TV da França, "Number One".

1980
George e Olivia se juntam à marcha anti-nuclear “Friends of the Earth” em Londres.

1981
Homenagem a John na Catedral Anglicana em Liverpool.

1982
Paul lança na Inglaterra o sucesso “Ebony And Ivory”, dueto com Stevie Wonder.

1986
A discografia dos Beatles é lançada na União Soviética. O país proibia tudo relacionado aos Beatles até então, o que obrigava os jovens a comercializarem os LPs do grupo clandestinamente.

1995
Durante uma pausa nas sessões de “Anthology”, Paul, George e Ringo vão a um café local, próximo ao estúdio de Paul. Surpreendido pela visão dos três Beatles sobreviventes, o proprietário do local gritou e derrubou uma bandeja de copos e pratos no chão. Os três não paravam de rir enquanto faziam o lanche.

28 de Março

1964
Parada de sucesso americana segundo a Billboard:

01 - “She Loves You”
02 - "I Want To Hold Your Hand"
03 - "Twist And Shout"
04 - "Please Please Me"
26 - "I Saw Her Standing There"
27 - "Can't Buy Me Love" (estreando)
50 - "From Me To You"
57 - "We Love You Beatles” das Carefrees
71 - "All My Loving"
75 - "Roll Over Beethoven"
78 - "Do You Want To Know A Secret"
86 - "A Letter To The Beatles" do Four Preps

O museu de cera Madame Tussauds anuncia que os Beatles serão a primeira banda de rock a ganhar estátuas de cera.

1967
São gravados os efeitos sonoros de “Good Morning Good Morning”. Os sons de animais são do arquivo da EMI e foram incluídos em uma ordem em que cada animal é espantado ou devorado pelo seguinte.

1974
George registra sua nova compania: "Oops Publishing Ltd."

1994
Pré-estréia do filme “Backbeat”, drama baseado na fase dos Beatles em Hamburgo. Cynthia e Julian Lennon estiveram presentes. O diretor já havia mostrado o filme para Cynthia, e pouco antes da exibição ela disse ao filho: “prepare-se Julian, você vai conhecer o seu pai”. Cynthia elogiou muito a interpretação de Ian Hart como John Lennon.

1995
Lançado o documentário “The Making Of A Hard Day’s Night”. É mostrado pela primeira vez os Beatles tocando “You Can´t Do That” que ficou de fora do filme. No final do documentário, o narrador, o cantor Phil Collins, faz uma revelação: ele próprio, aos 14 anos, estava na platéia no show gravado para o final do filme e é mostrado ele na cena.

1999
Uma versão remasterizada do filme “Wonderwall”, com trilha de George Harrison, é exibida em um cinema em Southampton. É incluída uma faixa inédita de George: "In The First Place."

27 de Março

1961
Os Beatles chegam em Hamburgo, Alemanha, para a segunda temporada. Se apresentam no Top Ten Club e, posteriormente, no Star Club.

1964
No Top 10 australiano, os Beatles ocupam os 6 primeiros lugares.

1968
“Lady Madonna” chega ao 1º lugar na Inglaterra.

1969
Ringo anuncia que os Beatles nunca mais tocarão em público.

1970
Ringo lança na Inglaterra seu primeiro ábum-solo, “Sentimental Journey”. Muitos estranharam que o baterista tenha escolhido somente standarts dos anos 40 para sua estréia, mas a intenção de Ringo era simplesmente dar um presente para sua mãe.

1971
John concede uma entrevista a Kenny Everest para o seu programa na Rádio Monte Carlo. Oitava semana do álbum “All Things Must Pass” de George em 1º lugar na Inglaterra.

1974
Uma petição com 60 mil assinaturas é entregue ao Primeiro-Ministro James Callaghan para que John seja perdoado pela prisão por posse de maconha em 1968, já que esse era o motivo que o governo americano alegava para deportar o ex-beatle.

1979
Casamento de Eric Clapton e Pattie Boyd (ex-Harrison). Paul, George e Ringo estão entre os convidados. Todos sobem ao palco na festa e tocam diversas músicas, inclusive “Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band” dos Beatles (alguém “ousou” puxar “Something”). John Lennon, que estava morando nos EUA, teria dito que se tivesse sido convidado teria comparecido.

1987
A Nike começa a transmitir na TV seu comercial ao som de “Revolution”. Os remanescentes e representantes dos Beatles processariam a Nike por usar a música sem autorização.

26 de Março

1963
Concerto no Granada, Mansfield (Chris Montez e Tommy Roe tour).

1964
Gravação do show da cena final de “A Hard Day´s Night” no Teatro Scala.

1966
“Nowhere Man” chega ao 3º lugar nos EUA.

1968
Paul retorna à Londres, após algumas semanas nos EUA.

1970
“The Long And Widing Road” recebe adição de orquestra por Phil Spector. Este fato irritaria Paul profundamente pelo fato de ele não ter sido consultado sobre a alteração do arranjo de sua música.

1975
Paul e Linda comparecem à pré-estréia do filme “Tommy”, musical baseado na ópera-rock do The Who.

1976
“Wings At The Speed of Sound” é lançado na Inglaterra. Paul e banda finalizam uma mini-turnê na França. Após o show, o guitarrista Jimmy McCulloch fratura um dedo causando um atraso de três semanas no início da turnê americana do Wings.

1980
Paul começa a filmar o clipe de “Coming Up”.

1988
Morre Dezo Hoffman, o fotógrafo que registrou diversos momentos dos Beatles no início.

1990
George Harrison, Jeff Lynne, Bob Dylan e Tom Petty se reúnem em Los Angeles para começar a gravar o segundo álbum do Traveling Wilburys. O quinto membro do grupo, Roy Orbinson, faleceu em 6/12/1988. Del Shanonn estava recrutado para itegrar o grupo, mas o cantor se suicidou em 8/2/1990. Os filmes “Help!” e “Magical Mystery Tour” são lançados em VHS na Inglaterra.

25 de Março

1963
Os Beatles realizam uma filmagem de 8 mm. em Liverpool.

1964
“Can´t Buy Me Love” chega ao 1º lugar na Inglaterra.

1966
Os Beatles fazem as famosas fotos da “capa do açougueiro” com o fotógrafo Robert Whitaker. Uma das fotos seria usada na capa da coletânea americana “Yesterday And Today”. O disco permanceu por 4 dias nas lojas. A capa foi considerada de mau gosto. Todos os exemplares foram recolhidos e tiveram uma substituição de capa.

1967
Os Beatles recebem dois prêmios Ivor Novello: Música mais executada (“Michelle”) e single mais vendido (“Yellow Submarine”).

1969
John e Yoko se instalam no Amsterdam Hilton em lua-de-mel e convidam a imprensa. O casal realiza então o primeiro “bed-in”: Direto da cama, protestam contra a guerra e concedem entrevistas a todos os veículos de comunicação. Este evento dura quatro dias. John diria: “a imprensa correu pensando que haveria algo sexual no quarto, mas encontraram duas pessoas falando sobre a paz”.

1976
Paul lança nos EUA o álbum “Wings At The Speed of Sound”.

1989
A BBC Radio One inicia uma série de oito programas chamada “McCartney On McCartney”. Paul conversa com o DJ Mike Read sobre sua carreira desde o começo com os Beatles até então. Em Paris, Ringo comparece a festa de aniversário de 42 anos de Elton John.

24 de Março

1963
Concerto no Empire, Liverpool (Chris Montez e Tommy Roe tour). O fotógrafo Dezo Hoffmann registra o show.

1965
Depois de um mês de filmagens de “Help!”, os Beatles começam a trabalhar cenas em Londres para o longa-metragem.

1974
John planeja uma semana de jam session com amigos em sua casa de praia em Los Angeles.

1975
Paul dá uma festa a bordo do Queen Mary ancorado em Long Beach, Califórnia, para comemorar o fim das gravações de seu álbum “Venus And Mars”. Entre os convidados estão: George Harrison, Joni Mitchell, Carole King, Marvin Gaye, The Faces, Phil Everly, Jackson Five, Bob Dylan, Dean Martin, Cher, membos do Led Zeppelin, Mal Evans, Derek Taylor e outros. Este evento marcou a primeira aparição pública de Paul e George juntos após o fim dos Beatles.

1980
Lançado nos EUA pela Capitol a coletânea “Rarities”. Algumas faixas são outtakes. Pela primeira vez um álbum traz “Love Me Do” com Ringo na bateria.

1981
Ringo realiza coletiva de imprensa para lançar seu novo fime, “Caveman”.

1997
Morre Carroll James, o primeiro DJ a tocar uma música dos Beatles na América.

23 de Março

1962
Performance no Cavern Club junto com Gerry and the Pacemakers.

1963
Show no City Hall, Newcastle (Chris Montez e Tommy Roe tour).

1964
O livro “In His Own Write” de John é publicado. Durante um jantar do Annual Carl-Alan Awards, os Beatles recebem dois prêmios do Duque de Edimburgo. É anunciado que os Beatles receberam três prêmios Ivor Novello: Música mais executada e música mais vendida (ambos por “She Loves You”) e um prêmio especial pelos serviços à música britânica. Brian Epstein e George Martin também são premiados. John aparece ao vivo no programa “Tonight” da BBC-TV. Começam as gravações no Teatro Scala para o filme “A Hard Day’s Night”.

1967
Os vocais de “Getting Better” são regravados.

1970
O produtor Phil Spector começa a trabalhar nas gravações do álbum “Let It Be”. Todas as faixas são remixadas. “I Me Mine” e “Across The Universe” recebem adição de orquestra. Enquanto isso, em outra sala de Abbey Road, Paul providencia cópias masters de seu álbum-solo de estréia, “McCartney”, gravado em sua casa em segredo.

1972
Estréia em Nova Iorque o filme “The Concert For Bangladesh”.

1973
O Juiz Ira Fieldsteel, do Serviço de Imigração e Naturalização dos EUA, determina novamente que John tem 60 dias para deixar o país. Yoko pode ficar. John ganha o apoio de John Lindsay, prefeito de Nova York, Lord Harlech, ex-embaixador em Washington e vários artistas e acadêmicos para ficar na América.

1983
O "San Francisco Bay Guardian" publica uma série de artigos intitulada "John Lennon e os Arquivos do FBI".

1992
Após quatro anos, a rádio Westwood One de Nova Iorque conclui sua série semanal "The Lost Lennon Tapes".

22 de Março

1963
Lançado na Inglaterra o LP “Please Please Me”, versão mono. Lançada também uma versão de “Misery” por Kenny Lynch, primeiro cover de uma canção dos Beatles. Nesta data, realizam shows no Manchester Square em Londres e no Gaumont em Doncaster.

1964
Festa privada de lançamento do livro “In His Own Write” de John. O título foi sugerido por Paul.

1967
George trabalha em overdubs e mixagem para “Within You Without You”. Uma prévia do álbum “Sgt. Pepper’s” com as faixas gravadas até então é preparada para os Beatles ouvirem.

1974
John e May Pang se mudam para uma casa alugada em Santa Monica.

1978
Estréia nos EUA pela NBC Television o especial “All You Need Is Cash”, uma paródia bem-humorada da história dos Beatles que conta até com a participação de George Harrison interpretanto um repórter.

1997
A certidão de nascimento de Paul McCartney é vendida por 84.146 dólares.

1999
A EMI lança uma edição comemorativa de 25 anos do álbum “Band On The Run” de Paul & Wings.

21 de Março

1961
Estréia dos Beatles no Cavern Club.

1963
Início da tarde, gravação para a rádio BBC. À noite, show em Croydon.

1964
Nos EUA, “She Loves You” assume o 1º lugar nas paradas. “I Want To Hold Your Hand” está em 2º lugar, “Please Please Me” em 3º e “Twist And Shout” em 7º. Os Beatles são capa da revista “The Saturday Evening Post”.

1967
John e Paul gravam vocais para “Getting Better”. George Martin faz o solo de piano em “Lovely Rita”. Ringo, que deveria regravar a bateria, não comparece à sessão. John toma uma dose de LSD por engano. Quando George Martin avisa Paul e George que levou John para o telhado para tomar ar e o deixou lá, os dois rapidamente subiram ao encontro de John, temendo que ele se jogasse do telhado achando que podia voar, por estar sob efeito do ácido. Às 23h, os Beatles recebem a visita do Pink Floyd, que gravava no estúdio ao lado.

1969
John e Yoko seguem para Amsterdam, na Holanda.

1984
Yoko inaugura o Memorial Strawberry Fields no Central Park em NY. Sean e Julian estão presentes.

1985
Yoko dedica o mosaico “Imagine” ao Central Park.

1988
Várias fitas de vídeo não-oficiais circulam nos EUA. Os filmes são: "The Beatles At Shea Stadium", "The Beatles In Tokyo", "The Beatles In Washington,D.C." e " Magical Mystery Tour". A Apple trabalha para retirar esse material do mercado. É lançado na Inglaterra o home-video "John and Yoko: The Complete Story". Trata-se do mesmo filme feito para a TV americana chamado "John And Yoko: A Love Story". O filme foi exibido no Brasil em 1990 pelo SBT.

1994
O filme "Paul Is Live", que registra a turnê de Paul em 1993, é lançado na Inglaterra.

20 de Março

1964
O compacto “Can´t Buy Me Love” / “You Can´t Do That” é lançado na Inglaterra com 2 milhões e 100 mil cópias vendidas antecipadamente. Um recorde mundial. Os Beatles se apresentam ao vivo no programa de TV "Ready, Steady, Go!" em Londres.

1967
Overdubs e mixagem para “She’s Leaving Home”. Também é gravada uma faixa de vozes chamada “Beatle Talk” com intenção de usar no disco “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, mas não aproveitada.

1969
John e Yoko se casam em Gibraltar, na Península Ibérica. O lugar foi sugerido por Peter Brown. A história do casamento e das campanhas pela paz realizadas pelo casal seriam imortalizadas na música “The Ballad of John and Yoko”.

1971
O "Daily Mirror" relata que John, George, Ringo e Klaus Voorman fizeram uma reunião na Apple, na noite anterior, para discutir planos de gravação. Para evitar a imprensa, Klaus e sua esposa passam alguns dias na casa de George em Friar Park. A assessoria da Apple nega tal reunião.

1972
John finaliza o disco “Sometime in New York City” e Paul finaliza o seu “Red Rose Speedway”. Ringo filma o clipe de seu sucesso “Back Off Boogaloo” na mansão em Tittenhurst Park, que pertenceu a John Lennon. No final de 1971, ele vendeu a Ringo que ocupou o local por mais de 10 anos.

1976
Paul & Wings começam uma mini-turnê pela Europa. O primeiro show acontece em Copenhagen na Dinamarca.

1980
Para o 11º aniversário de casamento, Yoko dá a John um Rolls Royce. John compra para Yoko 500 gardênias e um diamante em forma de coração.

1995
Paul, George e Ringo se reúnem para gravar “Now And Then” de John. Porém, o trabalho em cima da fita demo original não foi concluído e não entrou na série de lançamentos “Anthology”. Planejaram trabalhar em “Grow Old With Me”, mas não aconteceu.

1999
Em Gibraltar, selos especiais são lançados para marcar o 30º aniversário de casamento de John e Yoko.

19 de Março

1964
Os Beatles comparecem a um almoço do Variety Club no Dorchester Hotel em Londres. À noite, se apresentam no programa de TV “Pop of the Pops” da BBC.

1966
A empresa Seltaeb, criada em 1963 por Nicky Byrne para cuidar do merchandising dos Beatles, processa Brian Epstein, Geoffrey Ellis e Walter Hofer por calúnia. (Note: “Seltaeb” é justamente “Beatles” escrito ao contrário).

1970
A revista Rolling Stone atenta para o fato de que os versos iniciais de “Come Together” de Lennon & McCartney são os mesmos de um trecho de "You Can't Catch Me" de Chuck Berry: "Here come old flat top/ He come groovin' up slowly". John enfrentaria um processo alguns anos mais tarde.

1973
O vice-presidente da Capitol Records, Meggs Brown, anuncia o lançamento das coletâneas “1962-1966” e “1967-1970”, para combater os lançamentos piratas “Alfa” e “Omega” que contém a mesma seleção de faixas e estavam sendo anunciados na imprensa.

1976
A loja de discos “Peaches” localizada em Atlanta, Georgia, envia uma base de concreto para que Paul e os Wings marquem suas mãos no cimento. Após as impressões, o ítem é devolvido e colocado na calçada em frente à loja.

1982
George Harrison se junta a Elton John em um show em Sidney para tocar guitarra e fazer vocais em “Empty Garden”, que Elton compôs em homenagem a John Lennon. O áudio foi gravado mas nunca apareceu nem no mercado pirata.

1989
Morre Alan Civil, o músico que tocou french-horn em “For No One”.

1999
Os 4 mil ingressos para o “Tributo à Linda McCartney” no Royal Albert Hall em Londres são vendidos em uma hora.

18 de Março

1963
Concerto no ABC em Gloucester (Chris Montez e Tommy Roe tour).

1964
Na Ingraterra, o LP “With The Beatles” segue no topo das paradas pela 17ª semana consecutiva. O LP “Please Please Me” permanece no Top 10 há 52 semanas (!).

1967
Penny Lane chega ao 1º lugar nos EUA (posição que não alcançou na Inglaterra). John e Yoko compram duas pequenas ilhas de 20 hectares na Irlanda por 1.550 libras.

1968
O compacto "Lady Madonna" / "The Inner Light" é lançado nos EUA.

1969
John e Yoko aparecem na capa da revista “Look”. Ringo filma cenas de “The Magic Christian” em Londres. George e Pattie retornam à sua casa em Esher após a batida da polícia.

1973
Paul & Wings tocam ao vivo para o especial de TV “James Paul McCartney” as músicas "The Long And Winding Road", "Maybe I'm Amazed", "When The Night", "The Mess", "My Love", "Go Now", "Hi Hi Hi" e "Long Tall Sally".

1982
George publica na Inglaterra sua autobiografia “I Me Mine” em brochura (paperback). O livro foi lançado originalmente em 1979.

1996
Lançamento mundial do CD duplo “The Beatles Anthology #2”.

17 de Março

1963
Concerto no Embassy, Peterborough (Chris Montez e Tommy Roe tour).

1964
"A Hard Day's Night": os Beatles filmam as cenas que tocam "I Wanna Be Your Man" e "Don't Bother Me", no Garrison em Londres.

1967
Os Beatles gravam "She's Leaving Home" (takes 1-6). O acompanhamento de orquestra também é gravado neste dia. Pela primeira vez, uma mulher participa de uma gravação dos Beatles: Sheila Bromberg tocou harpa.

1971
“Another Day” de Paul chega ao 1º lugar na Inglaterra.

1973
O Melody Maker estampa em sua capa a manchete: “Os Beatles gravam de novo”. A matéria se refere ao rumor de que John, George e Ringo estariam gravando juntos em Los Angeles. De fato, os três tocam em “I'm The Greatest” que John compôs para Ringo.

1975
John concede uma longa e histórica entrevista à Bob Harris para o programa de TV americano "The Old Grey Whistle Test".

1976
O empresário americano Mike Mathews oferece 3 milhões de libras para os Beatles se apresentarem em circuito fechado, prometendo um lucro líquido de 30 milhões de libras. Sem resposta dos quatro.

16 de Março

1963
De manhã, os Beatles gravam para o programa “Saturday Club”, da rádio BBC, as músicas "I Saw Her Standing There", "Misery", "Too Much Monkey Business", "I'm Talking About You", "Please Please Me" e "The Hippy Hippy Shake". À noite, show no City Hall em Sheffield.

1964
Lançado nos EUA o compacto “Can´t Buy Me Love” / “You Can´t Do That”. Disco de ouro no mesmo dia.

1969
John e Yoko conseguem embarcar para Paris, após um problema no passaporte de Yoko.

1971
“Let It Be” ganha o Grammy de “Melhor Trilha Sonora de 1970”. Paul e Linda recebem o prêmio das mãos de John Wayne.

1976
O promotor americano Bill Sargent oferece 50 milhões de dólares para os Beatles se reunierem em um único show. Assim como outras propostas, John, Paul, George e Ringo nunca responderam.

1979
Estréia na TV americana o especial “Wings Over The World” com imagens da turnê de Paul e banda entre 1975/1976.

1984
Estréia nos EUA e Europa um novo vídeo clipe de John: “Steppin’ Out”.

1998
George Martin anuncia sua aposentadoria lançando o álbum “In My Life” com diversos artistas interpretando canções dos Beatles sob a produção do maestro.

15 de Março

1963
Quarta e última semana do single "Please Please Me" em 1º lugar na Inglaterra. Concerto no Colston Hall em Bristol (Chris Montez e Tommy Roe tour).

1965
Mixagem para “Ticket To Ride”.

1967
Gravação de “Within You Without You” (take 1) de George. Peter Blake, que seria o responsável pela capa de “Sgt. Pepper”, estava presente visitando o estúdio.

1968
Os Beatles lançam na Inglaterra o single “Lady Madonna” / “The Inner Light” (primeira composição de George a integrar um compacto). Último lançamento pelo selo Parlophone.

1969
John e Yoko são barrados em Southampton. O casal, que pretendia oficializar sua união, é impedido de viajar para a França devido a problemas de passaporte.

1970
Ringo filma o clipe de “Sentimental Journey”.

1973
Paul finaliza a gravação de seu especial de TV “James Paul McCartney”.

1979
Paul & Wings lançam nos EUA o single "Goodnight Tonight" / "Daytime Nightime Suffering".

1984
Mais um single inédito de John e Yoko é lançado nos EUA: "I'm Stepping Out" / "Sleepless Night". Em Liverpool, Paul, George e Ringo são nomeados “Freemen”, a honra mais alta da cidade.

1995
Paul anuncia oficialmente que gravou algumas músicas com George e Ringo e que seriam lançadas no final do ano junto com o documentário “The Beatles Anthology”.

1999
Paul é introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame. Na cerimônia, o ex-beatle lamenta a perda de Linda e toca ao lado de Bruce Springsteen e Billy Joel. Na platéia, a filha de Paul, Stella McCartney, vestia uma camiseta com os dizeres “já não era sem tempo, porra” em protesto à demora do Hall of Fame para incluir Paul como artista solo (John foi incluído em 1994).

2002
Com presença de Yoko, uma estátua de John é inaugurada no novo aeroporto “John Lennon Airport” em Liverpool.

2004
É a vez de George Harrison ser incluído no Rock And Roll Hall Of Fame. O ex-beatle é introduzido por Jeff Lyne e Tom Petty e o prêmio é recebido por Olivia e Dhani Harrison.

14 de Março

1964
A Billboard registra nos EUA “I Want To Hold Your Hand” em 1º lugar, “She Loves You” em 2º lugar e “Please Please Me” em 3º lugar. O show dos Beatles no Washington Coliseum realizado em 11 de fevereiro de 1964 é exibido em cinemas americanos.

1968
O programa Top of the Pops da BBC-TV exibe o clipe de “Lady Madonna”.

1970
“Instant Karma” de John chega ao 1º lugar nos EUA. Primeiro “número 1 solo” de um beatle. (detalhe: os Beatles ainda não haviam anunciado sua separação).

1974
John e Harry Nilson retornam ao Troubador Club para pedir desculpas pessoalmente ao dono do local, Doug Weston, pelo incidente do dia anterior. Os dois ainda mandam flores para a dupla The Smothers Brothers.


1985
Lançado nos EUA o álbum com a trilha sonora do filme “Porky's Revenge”. George aparece com uma versão de “I Don´t Want To Do It” de Bob Dylan.

1986
É exibido um especial de TV nos EUA intitulado “The Lennon Legacy: Two Generations Of Music". Na ocasião, é mostrado pela primeira vez o show de John gravado em 1972 no Madison Square Garden: "John Lennon: Live In New York City".

13 de Março

1963
Mixagens para as faixas do próximo compacto dos Beatles: “From Me To You” e “Thank You Girl”. O trabalho é concluído no dia seguinte.

1964
Os Beatles filmam a cena final de “A Hard Day´s Night” no Gatwich Airport South, em West Sussex às 10h da manhã. À tarde, filmam a sequência de “Can´t Buy Me Love”.

1965
Os Beatles, Cynthia, Maureen e Pattie viajam para a Áustria onde o grupo grava cenas para o filme “Help!”, que até então se chamava “Eight Arms To Hold You”. O single “Eight Days a Week” chega ao 1º lugar nos EUA.


1967

A sessão de instrumentos de sopro em “Good Morning Good Morning” é regravada pelo grupo Sounds Incorporated.

1969
É produzido um EP (compacto duplo) com as faixas de “Yellow Submarine” mais “Across The Universe”. Nunca foi lançado. Também são produzidas mixagens stereo para algumas faixas de “Let it Be”.

1970
Ringo finaliza seu primeiro álbum solo: “Sentimental Journey”.

1972
A Rádio BBC cancela a proibição de “A Day in the Life” em sua programação.

1973
John, George e Ringo se reúnem e gravam 10 takes de “I'm The Greatest” com Klaus Voorman no baixo. A canção foi composta por John e gravada por Ringo.

1976
Morre Jim McCartney, pai de Paul.

1981
Lançado nos EUA o single “Watching the Wheels” / “Yes I´m your Angel” de John e Yoko. A foto da capa registra a primeira ida do casal ao estúdio para produzir o álbum “Double Fantasy”.

1984
“We All Stand Together” de Paul ganha o prêmio Ivor Novello de Melhor Tema Musical do ano. George Martin recebe o prêmio em nome de Paul.

12 de Março

1963
O concerto dos Beatles em Granada, Bedford, neste dia, é parcialmente filmado pela BBC.

1965
Terminam as filmagens nas Bahamas para o filme “Help!”. Em entrevista para o "New York Daily News", Brian Epstein comenta que os Beatles “ainda serão populares daqui há 10 anos” e os Rolling Stones são “um bom grupo”.

1969
Paul e Linda se casam no Marylebone Register Office, em Londres. Nenhum dos outros Beatles compareceu. A festa aconteceu no Hotel Ritz. Paul ainda encontraria tempo de participar do disco de Jackie Lomax. Ainda no mesmo dia, o Sargento Normal Pilcher invade a casa de George em Esher em busca de drogas. George e Pattie, que estavam numa festa, são presos pela polícia por posse de maconha.

1971
No Tribunal de Justiça em Londres, chega ao fim o processo que Paul moveu contra os outros ex-beatles. Foi decidido que a empresa J.D. Spooner Ltd. tomasse conta dos assuntos financeiros dos Beatles para desvirtuar Allen Klein do controle. Consta que após a sentença, John, George e Ringo foram de carro, à noite, até a frente da casa de Paul. John teria escalado o muro e atirado dois tijolos contra as janelas.

1974
John Lennon e seu amigo, o cantor Harry Nilson (ambos bêbados), são expulsos do Troubador Club em Los Angeles por perturbarem um show de comédia dos Smothers Brothers. No dia seguinte, os jornais publicam uma foto de Nilson tentar esmurrar o dono do local e sendo impedido por John.


1977
A EMI anuncia no Melody Maker o lançamento do LP ao vivo “The Beatles Live at the Hollywood Bowl” para maio.

11 de Março

1963
Gravação para o programa “The Friday Spectacular” da Rádio Luxemburgo.

1964
Na Inglaterra, o LP “With The Beatles” está em 1º lugar há 16 semanas. O LP “Please Please Me” se mantém no Top 10 há 51 semanas.

1967
Os Beatles são agraciados com 3 prêmios grammy (“Michelle”, “Eleanor Rigby” e “Revolver”). São notificadas, até então, 446 regravações de “Yesterday” (o número passaria de 3 mil).

1970
Lançado na Inglaterra o útlimo single dos Beatles: “Let it Be” / “You Know My Name (Look Up the Number)”.

1995
Yoko e Sean se juntam a Paul, Linda e filhos para uma gravação chamada “Hiroshima Sky Is Always Blue”. A sessão ocorreu no estúdio de Paul para lembrar os 50 anos do lançamento da bomba atômica que devastou Hiroshima.

1996
Estações de rádio de todo o mundo recebem cópias antecipadas do álbum “Anthology 2”.

1998
Em Paris, Paul e Linda comparecem a um desfile de moda da nova criação de sua filha, Stella.

10 de Março

1963
Concerto no Hippodrome, Birmingham (Chris Montez e Tommy Roe tour).

1964
Ringo filma cena num pub para o filme “A Hard Day´s Night”.

1967
Overdubs para “Getting Better”.

1969
O engenheiro de som Glyn Jones, recomendado por John e Paul, inicia o trabalho de compilação do álbum “Get Back”. São produzidas mixagens stereo de "Get Back", "Teddy Boy", "On Our Way Home" (título provisório de "Two Of Us"), "Dig A Pony", "I've Got A Feeling", "The Long And Winding Road", "Let It Be", "Rocker", "Save The Last Dance For Me", "Don't Let Me Down", "Because You're Sweet And Lovely" (título provisório de "For You Blue") e "The Walk".

1973
Ringo grava um comercial contra as drogas chamado “Get Off”. O Melody Maker publica um artigo celebrando os 10 anos da Beatlemania. Escrito por Chris Charlesworth e intitulado "Ten Years After", o artigo encerra com a frase "Yes John, you've past the audition."

1976
Ringo assina contrato com a Polydor International na Inglaterra e com a Atlantic Records nos EUA e Canada para distribuição de seus discos.

1998
Lançado nos EUA a coletânea “Lennon Legend”.

1999
Paul comparece ao comício político “Liberdade para o Tibet” no Westminster Central Hall em Londres e sobe no palco para recitar a letra de “Blackbird”.

09 de Março

1963
Começa a segunda turnê britânica dos Beatles. Viajam com Chris Montez e Tommy Roe. O primeiro concerto é em Granada, East Ham.

1967
Os Beatles gravam 12 takes de “Getting Better”. Paul leva para o estúdio um homem que estava na porta alegando ser Jesus Cristo. Durante a gravação, quando Paul cantou “I have to admit it´s getting better, a little better all the time”, John criou de improviso o backing “it couldn´t get much worse”.

1968
O LP “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” recebe 4 grammys.

1984
Lançado na Inglaterra um novo single de John e Yoko: “Borrowed Time” / “Your Hands”.

1987
John é postumamente introduzido no Hall da Fama dos Compositores nos EUA.

08 de Março

1962
O programa "Teeneager's Turn (Here We Go)” da rádio BBC leva ao ar, às 17h, a apresentação gravada pelos Beatles no dia anterior, com exceção de “Hello Little Girl”. Pete Best ainda na bateria.

1963
Terceira semana do single “Please Please Me” em 1º lugar na Inglaterra. O prefixo “45-” é introduzido no catálogo de compactos da EMI.

1971
Lançado na Inglaterra os compactos “Another Day” / “Oh Woman, Oh Why” de Paul; e “Power To The People” / “Open Your Box” de John (lado A) e Yoko (lado B).

1982
Ringo inicia as gravações de seu álbum “Old Wave”.

1988
A EMI lança “Past Masters Vol. 1” e “Past Masters Vol. 2” que reúnem tudo o que os Beatles lançaram em compactos e lançamentos especiais que não constam nos 13 álbuns originais. Sendo assim, clássicos como “She Loves You”, “I Feel Fine”, “Day Tripper”, “Hey Jude” e outros, encontram-se nos “Past Masters”.

1990
Paul e Linda visitam o Monte Fuji.

07 de Março

1962
Primeira sessão para a rádio BBC. Numa performance ao vivo tocam "Hello Little Girl", "Memphis Tennessee", "Dream Baby" e "Please Mister Postman", ainda com Pete Best na bateria.

1963
Brian Epstein organiza uma nova série de shows chamada "Mersey Beat Showcase" com os Beatles, Gerry and the Pacemakers, Billy J. Kramer and the Dakotas e o Big Three.

1967
Os Beatles trabalham overdubs para “Lovely Rita”.

1972
Começa o processo de expulsão de John Lennon dos EUA. Autoridades federais instruem o prefeito de Nova Iorque, John Lindsay, como proceder no caso.

1982
A Rádio BBC leva ao ar um programa de 2 horas em comemoração dos 20 anos da primeira participação dos Beatles na rádio.

1990
Paul realiza concerto em Tokyo e concede entrevista ao programa de rádio "All Night Nippon".

1991
Paul é nomeado pela revista Rolling Stone como o melhor baixista do mundo.

06 de Março

1963
Os Beatles gravam ao vivo para o programa de rádo “Here We Go” da BBC. "Do You Want To Know A Secret" e "Misery" são ouvidas pela primeira vez.

1964
A Beatlemania começa a invadir a América do Sul. O single “I Want To Hold Your Hand” / “This Boy” é número 1 no Chile.

1967
Overdubs, efeitos e mixagens mono e stereo para a faixa "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band".

1970
Lançado na Inglaterra o single "Let It Be" / "You Know My Name (Look Up The Number)".

1971
O álbum “All Things Must Pass” de George está há 5 semanas em 1º lugar na Inglaterra.

1972
A extensão do visto de permanência de John nos EUA é cancelada pelo serviço de imigração.

1975
Lançado na Inglaterra o single "Stand By Me" / "Move Over Ms. L" de John. O lado B não consta no LP “Rock’ N’ Roll” e é composição de John.

1979
O clipe “Blow Away” de George é exibido no programa musical infantil “Pop Gospel”.

1984
O “Daily Mirror” publica entrevista de George a Margaret Minxman.

1998
Lançado o documentário “Everest” com trilha sonora de George Harrison.

05 de Março

1963
Para seu terceiro compacto, os Beatles gravam "From Me To You" (takes 1-13), "Thank You Girl" (que inicialmente se chamava "Thank You Little Girl"; takes 1-13) e "The One After 909" (takes 1-5). Esta última seria rejeitada pelo grupo. Foi composta por John em 1960 e somente regravada para lançamento em 1969 no álbum “Let It Be” numa versão mais rock. Ainda havia a idéia de gravarem “What Goes On”, uma música, até então, inacabada de John. A sessão deste dia renderia no futuro um famoso disco pirata intitulado justamente de “March 5, 1963”.

1964
Durante as filmagens de “A Hard Day´s Night”, os Beatles comparecem a um jantar no Brasenose College, organizado pelo escritor Jeffrey Archer.

1973
Ringo inicia as sessões de seu aclamado álbum solo “Ringo”, que contaria com a participação de John, Paul e George, mas nunca os 4 numa mesma faixa. “I´m The Greatest” composta por John, foi gravada por Ringo, John, George e Klaus Voorman. Paul e George assinam outras músicas participando das gravações.

1976
A EMI lança uma caixa com todos os compactos dos Beatles.

1985
O filme “Give My Regards To Broad Street” de Paul é lançado em home vídeo. Pete Best aparece no programa “Whistle Test” da BBC para promover o seu livro, “Beatle”.

1989
Ringo grava vocal para a canção “Spirit of the Forest”. A música é destinada a salvar a Floresta Amazônica. Foi gravada por dezenas de artistas em sessões em Los Angeles, Londres e Rio de Janeiro. Entre os artistas, além de Ringo, participaram: David Gilmore, Kate Bush, Olivia Newton John, Joni Mitchell, B-52´s, Brian Wilson, Ivan Lins, Renato Russo, Djavan, Rita Lee, Marisa Monte, uma tribo nativa da Amazônia, entre outros.

04 de Março

1964
Na Inglaterra, o LP “Please Please Me” está há 50 semanas no Top 10, e o LP “With The Beatles” há 15 semanas em 1º lugar. Mixagem mono de “I Call Your Name”.

1966
O jornal inglês “Evening Standard” publica a entrevista que John concedeu a Maureen Cleave. A matéria com o título “Como vive um Beatle? John Lennon vive assim”, contém o famoso comentário que John fez sobre os Beatles serem, então, mais populares que Jesus Cristo. A declaração não causaria polêmica até ser citada fora de contexto em julho na revista americana “Datebook”.

Matéria original de Maureen Cleave em inglês:
http://www.geocities.com/nastymcquickly/articles/standard.html


1969
Paul, Linda e Heather (filha do primeiro casamento de Linda), visitam Ringo durante as filmagens de “The Magic Christian” na França. Coincidentemente a Princesa Margaret Thatcher aparece no restaurante onde uma cena estava sendo filmada.

1971
Por insistência da EMI, Yoko regrava os vocais de sua “Open Your Box” com letra alterada. A gravadora considerou a letra original obcena. A faixa seria o lado B de “Power To The People” de John. As audiências na corte em Londres para resolver a dissolução dos Beatles já estão no décimo dia.

1974
A Apple confirma turnê americana de George para este ano.

1996
Lançamento do CD single “Real Love” com mais 3 faixas que não constam no CD duplo “Anthology #3”: "Baby's In Black" (ao vivo), "Yellow Submarine" (com introdução inédita e mais efeitos sonoros) e "Here There And Everywhere" (outtake).

03 de Março

1964
Enquanto são realizadas mixagens para algumas faixas do álbum “A Hard Day´s Night”, os Beatles novamente filmam cenas no trem para seu primeiro longa-metragem.

1967
Gravação dos instrumentos de sopro e da guitarra solo em “Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band”. John leva para a sua coleção uma fita com Paul e George Martin conversando com os músicos contratados para a sessão.

1972
Yoko consegue a custódia de sua filha, Kyoko. Entretanto, seu ex-marido, Anthony Cox, desaparece com a filha. Isso se tornaria uma dor de cabeça sem fim para John e principalmente para Yoko que raramente teria contato com a filha, e ainda assim, somente por telefone.

1973
“Concert For Bangladesh”, de George, ganha o Grammy de melhor disco do ano.

1975
Em Los Angeles, Paul e Linda são abordados no trânsito por um policial que os flagrou passando um sinal vermelho. Linda acaba sendo presa por posse de maconha.

1980
Em Londres, é realizado um dos primeiros leilões no famoso Sotheby Rock & Pop. Um dos ítens é uma cópia do compacto “Love Me Do” autografada.

1988
George e Ringo aparecem juntos no programa "Aspel & Company". Esta é a primeira grande entrevista televisiva já dada por dois ex-beatles desde o grupo acabou.

02 de Março

1964
Começam as filmagens de “A Hard Day´s Night” no Twickenhan Studios. O título e a música ainda não existiam, e iniciaram sob o título provisório de “Beatlemania”. A primeira cena filmada é a do trem partindo da estação de Paddington. George conhece Pattie Boyd nas filmagens.

1966
13ª semana do LP “Rubber Soul” em 1º lugar na Inglaterra. Brian Epstein viaja para os EUA para acertar os detalhes da próxima turnê americana dos Beatles.

1967
Enquanto trabalham em “Lucy in the Sky with Diamonds”, os Beatles são agraciados com dois prêmios Grammy: pelo single “Eleanor Rigby” e o LP “Revolver”.

1969
Primeira performance solo de um beatle: John, junto a Yoko, participa de um festival de jazz em Cambridge. Parte do evento foi incluído no álbum “Unfinished Music Nº 2: Life With The Lions” de John e Yoko.

1973
O juiz Ira Fieldsteel, em nome do Departamento Americano de Imigração, ordena que John deixe os EUA em até 60 dias, ou será deportado. A alegação oficial do governo seria a prisão de John por posse de maconha em 1968 em Londres. Mas John sabia que a razão verdadeira era o fato de ele ser um militante da paz. Um artista que protestava contra a guerra do Vietnã e criticava o governo Nixon em suas canções. À Yoko é concedida a permanência nos EUA. John apela da sentença comentando que ele e Yoko estão comemorando 4 anos de casamento e não estão “preparados para dormir em camas separadas”.

1982
O “Daily Star” publica a primeira de três partes de uma entrevista com Paul. As partes 2 e 3 seriam publicadas nos dois dias seguintes.

1985
Pete Best lança o livro “Beatle” no qual deixa claro sua mágoa por ter sido trocado por Ringo Starr pouco antes dos Beatles ficarem famosos.

01 de Março

1964
No estúdio 2 de Abbey Road, das 10h às 13h30, os Beatles gravam "I'm Happy Just To Dance With You" (takes 1-4), "Long Tall Sally" (take 1) e "I Call Your Name" (takes 1-7).

1966
A BBC exibe o histórico show dos Beatles no Shea Stadium em NY, ocorrido no ano anterior.

1967
O grupo trabalha em overdubs para “A Day in the Life” e “Lucy in the Sky with Diamonds”.

1968
Fãs se reúnem na frente do Cavern Club para protestar contra o seu fechamento. Ringo e Maureen voltam para Londres.

1970
Os Beatles aparecem pela última vez no Ed Sullivan Show. O programa exibe os vídeos de “Let it Be” e “Two of Us”, até então, inéditos.

1972
John consegue uma extensão no seu visto de permanência nos EUA. Começam as gravações do álbum “Sometime in New York City”.

1975
John e Yoko comparecem à cerimônia do Grammy. É a primeira aparição do casal após reatarem o casamento. John comentaria: “achei que seria uma boa oportunidade para ‘matar dois coelhos com uma só cajadada’: mostrar que às vezes fico sóbrio e mostrar que estou de volta com a minha mulher”. John, ao lado de Paul Simon, entrega um prêmio à cantora Roberta Flack. O álbum “Band On The Run” de Paul leva dois grammys: melhor performance vocal de grupo e melhor produção não-clássica. Paul não estava presente no evento. Os Beatles ainda são homenageados com um “Grammy Hall Of Fame Award”.

1987
Começa a ser produzido o documentário “John Lennon: Imagine”.

1997
George Martin recebe um Grammy pela produção da ópera-rock “Tommy” de Pete Townshend (The Who).

1998
Paul contribui com um vídeo de “Calico Skies” para o especial de TV "Christopher Reeve - A Celebration Of Hope" da rede americana ABC.